segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OBSERVAÇÃO, REFLEXÃO E PESQUISA

Em uma de minhas substituições na Escola, observei a falta de alguns valores em uma determinada turma, como por exemplo, respeito, amizade, tolerância, individualismo. Alguns alunos costumavam apontar defeitos e colocar apelidos nos colegas.
Levei então um textinho que mostrava que todos têm algum defeito e que devemos ser no mínimo tolerantes com o próximo. Não bastasse isso, percebi a falta de interesse e motivação dos alunos pelos estudos. Resolvi fazer então, uma pesquisa junto às famílias, para ver se os pais dos alunos reconhecem a importância dos estudos e se a eventual falta do mesmo, influi na vida social e econômica das famílias. Passei algumas perguntas no quadro e pedi que os alunos entrevistassem os pais.
Nem todos retornaram a pesquisa, mas percebi que dos pais entrevistados, nenhum passou do ensino fundamental. Todos tiveram sonhos profissionais que não se realizaram e admitiram que se tivessem aproveitado melhor os estudos, teriam maior realização profissional e pessoal.
Comentei esse trabalho com minha colega que leciona para as séries finais e ela me ofereceu um espaço no jornal da Escola, que é um projeto que ela realiza com as séries finais. Um excelente trabalho, diga-se de passagem. Passei a pesquisa para eles, que irão elaborar uma introdução falando sobre a importância do estudo, publicando o resultado das entrevistas.
O objetivo desse trabalho é que pais e alunos leiam e se conscientizem que sem o estudo temos poucas oportunidades.

0 comentários: