segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OS REGISTROS DO PORTUGUÊS

O livro PN 1 , nos apresenta em sua unidade 1 – secção 1, Os registros do Português. Tivemos oportunidade de discutir em nossas reuniões sobre os registros de fala e escrita FORMAL ou INFORMAL, com barreiras ou sem barreiras. As barreiras são as dificuldades ou pressões que o locutor irá sofrer como o lugar onde se dá a interação ou como o locutor está se sentindo no momento.
Aproveitando esse estudo resolvi fazer com a 3ª série sob minha regência, um “Seminário do Livro” que consistia no seguinte: os alunos fazem regularmente, retiradas de livros de leitura na biblioteca. Combinamos então, que eles deveriam estudar a história de seu livro retirado e posteriormente, contariam a história aos colegas da turma. Orientei-os que poderiam fazer tópicos para consulta durante sua explanação, ou até mesmo usar o livro, olhando gravuras que poderiam auxiliá-los.
Como sempre, os mais aplicados tomaram a frente no trabalho. Os que tinham dúvidas de como apresentar, puderam saná-las após a apresentação dos mais corajosos.
Confesso que fiquei surpresa com o nível das apresentações. As palavras eram bem colocadas e com boa concordância verbal.
Eu já havia feito muitos seminários nas séries finais e pude perceber que os alunos das séries iniciais, se têm o hábito da leitura, não deixam nada a desejar em comparação com os maiores.
Incentivo muito meus alunos à leitura, temos um projeto de leitura na escola. Todas as quintas-feiras, durante vinte minutos ou mais, a critério da professora, toda a escola pára e faz algum tipo de leitura. Os alunos que são mais rápidos nas tarefas escolares, lêem enquanto esperam os outros. Temos vários gêneros de leitura à disposição na sala de aula. O resultado disso está na boa comunicação oral e escrita que eles conseguiram desenvolver.
Pedi a uma das meninas que escrevesse a sua história resumidamente, pra mostrar aqui o nível do seminário.
Ela escreveu o seguinte:

OUTRA VEZ, OS TRÊS PORQUINHOS

Não é a mesma história dos Três Porquinhos, a outra começa assim:
Em uma floresta, havia três porquinhos e se chamavam \Salsicha, Linguicinha e Sabugo.
Eles moravam na casa de Chapeuzinho Verde e um dia ouviram a cozinheira dizer que queria colocá-los
na panela. Então eles fugiram. Foram para longe dali e encontraram um livro, o nome era “Os Três Mosqueteiros”. Eles começaram a ler e quiseram ser os Três Mosqueteiros. Começaram a correr atrás do sonho. Acharam roupas de Mosqueteiros, chapéus, espadas e muitas outras coisas.
Bem, todo mundo sabe que os Três Mosqueteiros enfrentavam batalhas, missões e outras coisas perigosas.
Primeiro eles ajudaram uma vaca, o nome dela era Vaca Fria, já muito cansada, queria achar seu “sono” e a primeira batalha deles foi essa. Depois começaram a enfrentar missões e batalhas. Em uma dessas batalhas, encontraram um gato, o nome dele era Gato Pingado. Os Três Mosqueteiros e o gato foram para longe, chegaram em uma cidade estranha, era assim: tinha casas mas todos moravam na rua, os postes mijavam nos cachorros, as árvores tinham sapatos, os sapateiros faziam frutos.
Sabugo perguntou ao guarda:
- Que horas são?
O guarda olhou para o céu e disse:
- Quinta-feira.
Eles foram falar com o prefeito, que era um “peixe-boi” que ainda não tinha nascido. Depois foram embora, foram almoçar. Lá viram uma Gata Ruiva sendo seqüestrada. O Gato Pingado foi atrás e conseguiu libertá-la, foram então para a Gatolândia e se casaram. E enfim, gostaram da história?
Ah! Já ia me esquecendo, o Gato Pingado e a Gata Ruiva iam se casar, mas o pai dela não queria. Só se o Gato Pingado matasse o gato mais perigoso da cidade. Matou-o e ele foi se casar com a Gata Ruiva. Os outros Porquinhos também se casaram e viveram felizes para sempre.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa foi uma das histórias apresentada no seminário, lembrando que é uma turma de 3ª série (9 e 10 anos). Espero que tenham gostado.

0 comentários: